EM 01 DE FEVEREIRO DEU-SE INICIO O ANO LETIVO DE 2012, COMEÇAMOS COM 5 SALAS DE AULA, SENDO 1 DE 1ºANO,1 DE 2ºANO,1 DE 4ºANO E 2 SALAS DE 5ºANO, MAS LOGO O NUMERO DE ALUNOS AUMENTOU E ABRIMOS MAIS UMA SALA DE 1ºANO, FEVEREIRO CHEGOU AO FIM, E EM MARÇO REALIZAMOS O PLANEJAMENTO ESCOLAR 2012 NOS DIAS 07/08/09 DE MARÇO.
MISSÃO
A missão da E.E. Prof. Domingos de Macedo
Custódio é formar um cidadão consciente de seus deveres, participativo, crítico
e criativo na transformação da sociedade atual, construindo uma sociedade mais
justa, com igualdade para todos e mais solidária. Mensagem:
“É do sonho que construímos um fazer,
perseguindo um ideal e enfrentando o real com os limites que o cotidiano nos
impõe”.
“Sonhar, refletir, planejar, registrar,
avaliar, replanejar é o que dá significado à ação para chegar às conquistas.”
Dinâmica:
A palavra é do
Professor
Material:
berinjela, rádio, CD.
Desenvolvimento:
Toca-se uma música e
a berinjela é passada de mão em mão. Ao parar a música, a pessoa que a estiver
segurando responderá as perguntas sugeridas e as respostas serão anotadas. Após
todas as perguntas serem respondidas será feita uma reflexão sobre as respostas
dadas, o que está sendo trabalhado em sala de aula, o que poderia mudar, o que
pode continuar etc.
Objetivo
da atividade:
Rever seus conceitos, suas práticas, suas
estratégias no mundo contemporâneo.
Perguntas:
1-Que estratégias você usa para o aluno
desenvolver a habilidade de leitura em sua disciplina?
2-Qual ou quais estratégias são usadas para
que o aluno saiba identificar o tema proposto por um texto da sua disciplina?
3-Qual o caminho a seguir ou sugerir para que
o seu aluno realize uma atividade quando ele se recusa a fazê-la?
4-Como você trabalha com seu aluno para que
ele saiba interpretar as questões da prova? O enunciado?
5-Que atitude tomar quando você passa uma
atividade de determinado conteúdo e alguns alunos não conseguem resolvê-la;
realizá-la?
6-Você usa dinâmicas em suas aulas para que
elas se tornem mais prazerosas?
7-Quais os recursos utilizados em sua aulas
para que favoreça o aprendizado do conteúdo a ser trabalhado?
8-Que tipo de avaliação você dá para o seu
aluno durante o ano letivo?
9- Após a correção de uma avaliação, há uma
devolutiva para o aluno? Quais
procedimentos você costuma fazer?
10-Quais os critérios que você usa para
avaliar o seu aluno?
11-Tem bem claro em suas avaliações as
habilidades que deverão ser adquiridas pelo seu aluno nas questões propostas?
12-Cite uma competência que lhe é pertinente e uma
habilidade que você domina
A Aula
1-O contrato e a cumplicidade
1-O contrato e a cumplicidade
2-O preparo da aula: o roteiro e as metodologias
3-Preparação
4-Uma aula precisa ter começo, meio e fim.
5-A auto-organização do aluno: as anotações durante a
aula e o atendimento individual
6-Concluindo
Embora reconheçamos a inadequação da estrutura
do sistema, para uma bem sucedida Progressão Continuada e para se trabalhar da
forma como foi colocada neste texto, apesar dos baixos salários, desmotivando
grande parte dos professores, há um nó, que necessitamos desatar: a ausência da
consciência da responsabilidade social da escola no sentido de melhorar o
desempenho dos alunos e daqueles que, diretamente, atuam sobre eles. Nesse
aspecto, não podemos nos esquecer de que, o que propiciou as inovações, que
muitos de nós criticamos, foram as constatações de que o aprendizado era
precário e as retenções monumentais, ao final de cada ano letivo. Contudo sejam
quais forem as condições de trabalho oferecidas à rede, existe "o aqui e o
agora na escola" que é tarefa intransferível da unidade, que não pode
pactuar com um trabalho de baixa qualidade, constatado em qualquer pesquisa
sobre o aproveitamento do alunado. E não haverá aprendizado significativo e
desempenho otimizado do alunado, sem que os professores se conscientizem de que
eles têm a tarefa de levar a sério seu trabalho, que é árduo, como foi exposto,
mas que tem de ser realizado, posto que, essa é a função docente, que deverá,
sempre, estar voltada para a formação e crescimento intelectual dos discentes,
pois, na verdade, não existiria justificativa para ocorrer o contrário.
(Moretto)
COMPETÊNCIAS
X HABILIDADES
Situação
de aprendizagem
Material
a ser usado:
-rolo de pastel/-tesoura/-pano/
Rolo de
Pastel- que
leitura você faz desse objeto? Descreva-a.
Se ele estivesse pintado em um quadro,que
leitura seria feita?
É possível fazer uma leitura em todas as
disciplinas?
Exemplos:
Português: Texto não verbal, análise
Ciências:Uso da madeira, meio
ambiente,condutor de eletricidade, carvão, gases,
Matemática:figuras geométricas,perímetro,
área,
História: descobrimento do
Brasil,pau-brasil,antigamente e hoje,
Geografia: eixo da Terra,movimentos de
rotação,
Arte:desenho,pintura,
Educação Física: Exercício – abrir massa,
Inglês: pesquisar e escrever os tipos de alimentos
que são preparados com rolo de pastel
A competência de saber para que serve, onde pode ser usado,todos sabem.E quem tem habilidade para manuseá-lo ao fazer uma massa que contém farinha,ovo,água, sal, misturados homogeneamente até a consistência de macarrão? Fazer força para abrir a massa com rolo, usar o cilindro manual e elétrico ou comprar a massa para não ter trabalho? Mas quando elaboro uma receita, será que eu me reporto lá, na plantação de trigo, colheita, beneficiamento...?, na água que vem de uma nascente, sabe-se lá de onde surge? Dos ovos...etc
(fazer uma mistura de farinha, água, ovo,sal e pedir que um professor abra a massa) O que sentiu?
Reflexão:
Instigar o aluno o máximo que puder fazendo-o perceber que está
inserido em um contexto de conhecimento e que a leitura de mundo favorece o
aprendizado.
Ler e
Escrever:
Escrevemos e lemos para que?
Tipos
de textos:
- Enumerativos
-Informativos
-Literários
-Expositivos
-Prescritivos
As
habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a
capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos,
relacionar informações, analisar situações problema, sintetizar, julgar,
correlacionar e manipular, são exemplos de habilidades. Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente
desenvolvidas, e que caracterizam, por exemplo, uma função – profissão
especifica: ser arquiteto, médico, professor, etc. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca de competências.
Desse modo, compreendemos que nossos alunos
devem apreender as habilidades que mais tarde se constituirão em possíveis
conjuntos de competências e que possam lhes proporcionar atuações integradas a
uma profissão. Lembramos também que as competências não se realizam sem os
conteúdos. Nesse sentido, cabe ao Professor(a) selecioná-los de forma a
priorizar não a quantidade de informações, mas a capacidade de apropriação,
construção, reconstrução e aplicação em novas situações por parte do aluno.
Vamos concentrar nossos esforços na
recuperação contínua e paralela, analisando os resultados e diagnósticos a cada
bimestre, principalmente nas oitavas séries.
As habilidades exigidas em provas externas
como o SARESP, também entrarão nas pautas de HTPCs em 2012. Desse modo, os
Coordenadores e a Direção da escola acompanharão os resultados de aprendizagem
por bimestre, fazendo interações entre os docentes para que um aprenda com o
outro a partir da prática cotidiana.
Sabemos que uma boa aprendizagem não
significa entrar em conflito com o aluno, mas em reconhecer e desenvolver as
habilidades presentes na realidade de cada educando.
O termo competência tem recebido vários
significados ao longo do tempo. Percebe-se que em certos momentos algumas
palavras assumem o significado de paradigma, e isto tem ocorrido com as
palavras: competências e habilidades, apesar de que atualmente parece haver uma
idéia comum de competência.Mesmo assim, é preciso ainda, clarear o real
significado de termos tão usados pelos educadores.
Vislumbrando as várias acepções de
competências, parece mais lógico o conceito
de competência relacionado à capacidade de bem realizar uma tarefa, ou seja, de
resolver uma situação complexa. Para isso, o sujeito deverá ter disponíveis
os recursos necessários para serem mobilizados com vistas a resolver a situação
na hora em que ela se apresente. Educar para competências é, então, ajudar o
sujeito a adquirir e desenvolver as condições e/ou recursos que deverão ser
mobilizados para resolver a situação complexa. "Assim, educar alguém para
ser um pianista competente é criar as condições para que ela adquira os
conhecimentos, as habilidades, as linguagens, os valores culturais e os
emocionais relacionados à atividade específica de tocar piano muito bem".
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